segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Diagnóstico da composição de peixes comercializados em Chapadinha, Maranhão – Brasil.


Francilda da Costa Moraes
Orientador: Jorge Luiz Silva Nunes
Curso de Ciências Biológicas - UFMA/CCAA
Iniciação Científica
Conhecimento sobre peixes de água doce do Maranhão é ainda incipiente, apesar de existir várias bacias hidrográficas, com uma grande diversidade de peixes derivada da ictiofauna Amazônica. A falta de estudos taxonômicos nos sistemas hidrológicos maranhenses é grave, evidenciando o desconhecimento das espécies ícticas e suas correspondentes distribuições geográficas. As alterações ambientais no espaço e no tempo são acompanhadas pelas comunidades biológicas dos rios. Suas faunas de peixes estão estruturadas em forma de série ao longo do espaço, gerado por processos aleatórios. Devido a estes fatores os peixes na região de Chapadinha são utilizados apenas para a subsistência, apresentando a comercialização de peixes em uma notória atividade econômica com o mercado público sendo o principal centro de abastecimento da cidade. A composição do pescado comercializado apresenta um número pequeno na diversidade razoável de espécies, e sua grande maioria com procedência de diferentes cidades do estado do Maranhão, além do Amazonas, Bahia, Pará e Tocantins. O objetivo deste estudo é realizar o primeiro levantamento da composição de peixes comercializada no mercado público de Chapadinha a partir da aplicação de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas. Os resultados preliminares apontam que o Piau (Schizodon spp)é a espécie mais procurada pelos consumidores no mercado, seguidas de Mandi, Tambaqui e Pacu; a aplicação de gelo no pescado é a forma mais comum de conservação; os peixes não vendidos têm como destino a doação e, a composição de peixes comercializados chega ao número de 26 espécies comerciais.

Palavras-chave: Peixes comercializados, mercado de Chapadinha, composição.

Desejo Feliz Natal a todos os leitores que acompanham o blog.


Que nesse período de reflexão muitos bons pensamentos possam fluir a fim de criar uma conexão de forças positivas para muitas realizações...
Um forte abraço!

That reflection period many good thoughts can flow in order to create a connection of positive forces for a lot of accomplishments...
Best wishes!

Que en ese periodo de la reflexión muchos pensamientos buenos pueden fluir para crear una conexión de fuerzas positivas para muchos logros...
¡Un abrazo fuerte!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Conheça a espécie Pristis perotteti Müler & Henle, 1841







Conhecido por espadarte no Maranhão, a espécie P. perotteti é bastante temida pelos pescadores devido ao prejuízo que podem causar estragando as redes de pesca. Possuem um rostro muito desenvolvido margeado por dentes tranversais em cada lado, normalmente cerca de 16-20 dentes que os diferenciam da espécie cogenérica e simpátrica P. pectinata. O rostro pode corresponder percentualmente em torno de 20-22% do seu comprimento total. Como curiosidade, o rostro é utilizado para golpear peixes em cardumes a fim da sua captura.

Sua primeira nadadeira dorsal se localiza notoriamente em frente da nadadeira pélvica, com muito pouca depressão côncava na margem posterior; nadadeira caudal heterocerca com o lobo bem definido; nadadeiras peitorais bem demarcadas na margem interna; não há contorno da nadadeira peitoral para a formação do disco. Porção cranial bem larga e tende a estreitar-se em direção da cauda.

O padrão de colorido apresenta a superfície dorsal com tonalidades que variam do marrom claro ao verde oliva, flancos amarelados e ventre claro. A distribuição geográfica da espécie ocorre em águas tropicais do oceano Atlântico, Pacífico e Índico.

Finalizando, as fotos 1 e 2 correspondem à um indivíduo de 7m de comprimento total e 800kg capturado nas proximidades do litoral da praia da Raposa na Ilha do Maranhão (antiga Ilha de São Luís).

Para ler mais:
Carvalho-Filho, A. 1999. Peixes da costa brasileira. (3ª ed). 320P. São Paulo: Editora Melro.
Froese, R. & Pauly, D. (Editors). 2004. FishBase. World Wide Web electronic publication.
McEachran, J.D. & Carvalho, M.R. de. 2002. Batoid Fishes. pp. 507-589. In: The living marine resources of the Western Central Atlantic. Vol. 3: Bony fishes part 2 (Opistognathidae to Molidae), sea turtles and marine mammals. FAO Species Identification Guide for Fishery Purposes and American Society of Ichthyologists and Herpetologists Special Publication. Nº 5. Rome, FAO.

Nunes, J. L. S. ; Almeida, Zafira da Silva de ; Piorski, Nivaldo Magalhães . Raias capturadas pela pesca artesanal em águas rasas do Maranhão-Brasil. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 38, p. 49-54, 2005.