quinta-feira, 12 de junho de 2008

Phylogenetic and ecological inference of three Halichoeres






Brevemente sairá publicado na revista Cybium da Sociedade Francesa de Ictiologia o artigo acima intitulado de Phylogenetic and ecological inference of three Halichoeres (Perciformes: Labridae) species through geometric morphometrics de autoria dos pesquisadores Jorge Luiz Silva Nunes, Nivaldo Magalhães Piorski & Maria Elisabeth de Araújo. Por enquanto fiquem com o resumo do artigo.



A study of geometric morphometrics was carried out based on 109 specimens of four Labridae species captured in north-eastern Brazil. The canonical variable analysis applied on the W Matrix discriminated the species, and the partial warps analysis located the morphological variations. According to analysis, the Halichoeres species constitute a monophyletic group, with H. poeyi as the sister-group of the clade H. brasiliensis + H. dimidiatus. The cladogram of these species was estimated using Bodianus rufus as outgroup. The Halichoeres species share shorter head lengths and deeper heads in relation to the outgroup. Within Halichoeres, the more basal taxon (H. poeyi) can be characterized by autapomorphies such as short snout and deeper head. In the clade H. brasiliensis + H. dimidiatus, the snout is longer and the caudal peduncle is deeper than in H. poeyi. The results obtained from the geometric morphometry are consistent with works of functional morphology and their applications for the testing of phylogenetic hypotheses are equally satisfactory. However, caution is necessary because the similarities in morphometric data can reflect non-homologous and convergent features due to ecological roles, without representing kinships.



Key words. - Labridae - Halichoeres - Geometric morphometrics - Phylogeny - Ecology.

Atividades do Ano Internacional dos Recifes de Coral 2008


A Iniciativa Internacional para os Recifes de Coral designou 2008 como o Ano Internacional dos Recifes com o objetivo de se aumentar o conhecimento sobre a importância dos recifes de coral, bem como de se conservar e manejar esses valiosos ambientes e seus ecossistemas relacionados como manguezais e bancos de algas.


O Ministério do Meio Ambiente, contando com a parceria do IBAMA, Instituto Chico Mendes, instituições de pesquisa e ONGs, vem desenvolvendo uma série de ações e eventos visando divulgar a importância dos ambientes recifais brasileiros e o Ano Internacional.


O Projeto Coral Vivo, localizado em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro tem como objetivo contribuir para a conservação dos recifes de coral e propiciar a formação de agentes multiplicadores dos conhecimentos básicos sobre o ambiente recifal e despertar para a necessidade de ações que caminhem favoravelmente na busca da conservação e uso sustentável desses ambientes. No período de 17 a 22 de junho de 2008 será oferecido pelo Projeto o Curso de Educação Ambiental para Professores das Redes Pública Estadual e Municipais de Educação dos municípios costeiros do Extremo Sul da Bahia – BA (Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri - e seus Distritos) com a duração de 16 (dezesseis) horas, no Distrito de Arraial d’Ajuda – Porto Seguro-BA. Mais Informações:
www.coralvivo.org.br

Dando também continuidade as ações da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais , desenvolvida pelo Núcleo da Zona Costeira e Marinha, será realizado no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha no dia 24 de junho de 2008 mais um Curso de Multiplicadores da Campanha. O objetivo é levar aos agentes ambientais, de turismo e de educação princípios de conduta de mínimo impacto a serem repassadas aos turistas quando em visita aos ambientes recifais. O curso terá a duração de um dia e contará com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Instituto Recifes Costeiros, responsável pelo Projeto de Monitoramento dos Recifes de Coral Brasileiros.



11th International Coral Reef Symposium


Arrume suas bagagens que o 11º Simpósio Internacional de Recifes de Coral está muito próximo. O ICRS acontecerá na cidade de Fort Lauderdale na Flórida e contará com as principais referências da área de recifes de corais.


Entre em contato com seu agente de turismo.

Maiores informações pelo site http://www.nova.edu/ncri/11icrs/

7th International Flatfish Symposium: The impact of environmental changes on flatfish productivity



Agende-se. Vem aí o Simpósio Internacional de linguados: Impactos das alterações ambientais na produtividade dos linguados. O evento será realizado na cidade de Sesimbra, Portugal entre os dias 2 e 7 de novembro de 2008.



7th International Flatfish Symposium: The impact of environmental changes on flatfish productivity

Sesimbra, Portugal 2nd - 7th November 2008

Thematic sessions and keynote speakers

• Impacts of climate change on flatfish populations
a) Patterns of change - David Sims (UK)
b) Processes - Nils Christian Stenseth (Norway)

• Impacts of habitat modifications on flatfishes
Jan Geert Hiddink (UK)

• Fisheries and aquaculture related impacts on flatfish stocks
Jeffrey Hutchings (Canada)

• Biodiversity and ecosystem functioning
J. Emmet Duffy (USA)
Henrik Gislason (Denmark)

• Ecosystem management
Timothy Essington (USA)
Workshops (optional)

• Flatfish systematics and ecology
Thomas Munroe (USA) & Juan Diaz de Astarloa (Argentina)


• Habitat mapping of flatfish populations
Olivier Le Pape (France)


• Modelling ecophysiology: fitting Ecophys.Fish to your species of interest
Bill Neill (USA) & John Miller (USA)

Abstract submission
Open until 31st May

http://www.flatfish2008.fc.ul.pt
7th IFS Secretariat
E-mail ff2008@fc.ul.pt
Webpage http://www.flatfish2008.fc.ul.pt
Phone + 351 21 750 08 26
Fax + 351 21 750 02 07



Steering Committee
Henrique Cabral

Adriaan Rijnsdorp
Josianne Støttrup

Henk van der Veer
Richard Nash

Yoh Yamashita