terça-feira, 26 de agosto de 2008

Exposição Recifes de Coral Brasileiros será mostrada em São Luís


O Ministério do Meio Ambiente (MMA), com apoio do IBAMA/MA e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão promoverá, na primeira quinzena de setembro, a exposição Recifes de Coral Brasileiros em comemoração ao Ano Internacional dos Recifes de Coral.


Os recifes de coral constituem-se em importantes ecossistemas, altamente diversificados, considerados o mais diverso habitat marinho do mundo. O primeiro ano Internacional dos Recifes de Corais foi comemorado em 1997 com o objetivo de chamar a atenção para o aumento das ameaças e perdas de recifes de coral e ecossistemas associados, tais como manguezais e banco de algas. Passados dez anos, continua a necessidade urgente de se aumentar o conhecimento sobre os recifes e seus valores ecológicos, econômicos, sociais e culturais, bem como, sobre as ameaças críticas a esses ambientes, além de gerar ações urgentes e efetivas de conservação e uso sustentável, no âmbito regional e local. Dessa forma, a Iniciativa Internacional para os Recifes de Coral (ICRI), designou o ano de 2008 como o Ano Internacional dos Recifes de Coral.


A mostra que será exibida em São Luís foi preparada pelo Núcleo da Zona Costeira e Marinha e Projeto Corredores Ecológicos da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, em parceria com as organizações não governamentais SOS Mata Atlântica e Conservação Internacional. Com o objetivo de divulgar a diversidade e importância dos recifes de coral do Brasil e as ações em prol da conservação deste ambiente no país, a exposição já foi apresentada em Brasília, Fortaleza, São Paulo, Salvador, Aracaju e Maceió.


O Maranhão possui o maior banco de corais da América do Sul e marca o limite norte de distribuição dos corais formadores de recifes no Brasil. Para proteger essa riqueza foi criado, em 1991, o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, localizado no litoral ocidental do Estado, correspondente ao município de Cururupu, a cerca de 100 milhas náuticas (ou 180 km) da capital, São Luís. Com extraordinária importância biológica, histórica (devido aos quase 200 navios que naufragaram na região), científica e econômica (pois os recifes são berçários de inúmeras espécies de peixes de importância econômica), o Parque foi reconhecido em 2000 como Zona Úmida de Importância Internacional (Sítio Ramsar), sendo a única região de corais brasileiros a receber este título.


A exposição estará aberta ao público, do dia 04 ao dia 12 de setembro, das 09 às 17:30 horas, no Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Bom Menino, localizado à Av. Alexandre Moura, s/n, Centro. Uma equipe de monitores estará presente para acompanhar os visitantes e fornecer maiores informações sobre as características e a conservação dos recifes de coral.


Além da mostra sobre recifes de coral, os visitantes do Parque do Bom Menino poderão conhecer mais sobre a fauna maranhense na recém-inaugurada base do Centro de Mamíferos Aquáticos, que mantém a exposição “Protegendo os Mamíferos Aquáticos no Maranhão”.