quinta-feira, 12 de março de 2009

Conheça a espécie Isogomphodon oxyrhynchus (Müller e Henle, 1839)




O tubarão quati, Isogomphodon oxyrhynchus (Müller e Henle, 1839) habita águas rasas do Atlântico ocidental de Trinidad até o norte do Brasil, muito abundante na costa do estado de Maranhão, podendo ser encontrados nas baías de São Marcos e Cumã, e em bancos litorais rasos. É um tubarão de pequeno porte que atinge cerca de 150cm de comprimento total e suas características morfológicas são notórias, como: o focinho protuberante e suas nadadeiras peitorais muito largas.
A sua distribuição está associada com climas quentes, úmidos e águas altamente turvas onde predominam os manguezais. As espécies entram nas baías durante a estação seca e se mudam para os bancos rasos ao largo da costa durante a estação chuvosa. Isto provavelmente está relacionado à diminuição da salinidade.
Durante a estação chuvosa é comum encontrar fêmeas grávidas, com ovos recentemente fertilizados ou com embriões. Por outro lado, as fêmeas não grávidas apresentam os ovários bem desenvolvidos, começo da preparação para a reprodução, as posturas ocorrerão no início da estação chuvosa, embora a gestação parece desenvolver de janeiro a dezembro. A ninhada pode ser formada por até sete embriões e há um resguardo entre dois ciclos sucessivos.
Por fim, os tubarões quati correm sérios riscos de existência. Primeiro a espécie é endêmica, isto equivale dizer que possuem distribuição muito restrita. Há também os outros efeitos negativos, como a sobrepesca, impactos em suas áreas de reprodução além da baixa taxa de fecundidade. Estes fatores lhe indicaram a reforçar a lista vermelha dos animais ameaçados de extinção.




Para conhecer mais:

Lessa, R; Batista, V. & Almeida, Z. 1999. Occurrence and biology of the daggernose shark Isogomphodon oxyrhynchus (Chondrichthyes: Carcharhinidae) off the Maranhão coast (Brazil). Bulletin of marine science, 64(1): 115-128.


Lessa, R., Charvet-Almeida, P., Santana, F.M. & Almeida, Z. 2006. Isogomphodon oxyrhynchus. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 12 March 2009.