quinta-feira, 12 de junho de 2008

Atividades do Ano Internacional dos Recifes de Coral 2008


A Iniciativa Internacional para os Recifes de Coral designou 2008 como o Ano Internacional dos Recifes com o objetivo de se aumentar o conhecimento sobre a importância dos recifes de coral, bem como de se conservar e manejar esses valiosos ambientes e seus ecossistemas relacionados como manguezais e bancos de algas.


O Ministério do Meio Ambiente, contando com a parceria do IBAMA, Instituto Chico Mendes, instituições de pesquisa e ONGs, vem desenvolvendo uma série de ações e eventos visando divulgar a importância dos ambientes recifais brasileiros e o Ano Internacional.


O Projeto Coral Vivo, localizado em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro tem como objetivo contribuir para a conservação dos recifes de coral e propiciar a formação de agentes multiplicadores dos conhecimentos básicos sobre o ambiente recifal e despertar para a necessidade de ações que caminhem favoravelmente na busca da conservação e uso sustentável desses ambientes. No período de 17 a 22 de junho de 2008 será oferecido pelo Projeto o Curso de Educação Ambiental para Professores das Redes Pública Estadual e Municipais de Educação dos municípios costeiros do Extremo Sul da Bahia – BA (Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri - e seus Distritos) com a duração de 16 (dezesseis) horas, no Distrito de Arraial d’Ajuda – Porto Seguro-BA. Mais Informações:
www.coralvivo.org.br

Dando também continuidade as ações da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais , desenvolvida pelo Núcleo da Zona Costeira e Marinha, será realizado no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha no dia 24 de junho de 2008 mais um Curso de Multiplicadores da Campanha. O objetivo é levar aos agentes ambientais, de turismo e de educação princípios de conduta de mínimo impacto a serem repassadas aos turistas quando em visita aos ambientes recifais. O curso terá a duração de um dia e contará com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Instituto Recifes Costeiros, responsável pelo Projeto de Monitoramento dos Recifes de Coral Brasileiros.



Nenhum comentário: