sábado, 7 de julho de 2007

Ictiofauna das lagoas dos Lençóis Maranhenses












Só em falar do Maranhão, muitos me perguntam: - Você conhece os Lençóis Maranhenses?
Ou então: - Os Lençóis Maranhenses são realmente magníficos?
Bem, mesmo sendo um pouco suspeito para opinar, considero sem igual.

Trata-se de uma feição que caracteriza toda metade do litoral de 640km do Maranhão, correspondendo ao litoral oriental. Há predominância de extensos lençóis de areia e suas dunas que são resultantes da grande motilidade influenciada por processos eólicos e por correntes oceânicas.

O visual das dunas altas e brancas em conjunto com as lagoas de águas azuis cristalinas e mornas, só isso já paga a viajem. Mas não é somente isso, podemos encontrar áreas de veredas, restingas, manguezais e estuários. Existem muitos rios que também embelezam a paisagem.

A ictiofauna das lagoas interdunais, como não poderíamos deixar de mencionar é representada por 13 espécies e pelas famílias Characidae, Erythrinidae, Curimatidae, Serrasalmidae, Ariidae, Cichlidae e Poeciliidae.

Muitas espécies apresentam estratégias para sobreviverem às condições de estresse no ambiente, a exemplo dos gêneros Astyanax, Hyphessobrycon, Moenkhausia, Poecilia e Hoplias.

As análises comparativas entre a ictiofauna das lagoas dos lençóis são similares aquela dos rios do Maranhão, consequentemente derivada da fauna Amazônica.

Para ler mais:

GARAVELLO, J.C.; ROCHA, O.; ESPÍNDOLA, E.G.; RIETZLER & LEAL, A.C. 1998. Diversity of fauna in the interdunal lake of “Lençóis Maranhenses”: II – Ichthyofauna. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 70(4): 798-803.

Um comentário:

Giovana disse...

Professor,

estive lá nesse final de semana - 5 a 7 de setembro de 2010 - e fiquei me perguntando como os peixes foram parar naquelas lagoas....a pergunta tanto se aplica aos peixinhos de hoje como aos "primeiros"!!


obrigada!