quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Conheça a espécie Balistes vetula Linnaeus, 1758


A espécie Baliste vetula também é conhecida por cangulo. É um peixe dmersal, cujo seu aparelho bucal é formado por oito dentes incisivos superiores e oito dentes incisivos inferiores, em formato de cunha, que permite capturar alimentos bentônicos, além destes, podem ser observados duas séries de dentes faringianos inferiores.

Apresentam diferenças na dieta ao longo do ciclo de vida, sendo que os jovens se alimentam preferencialmente de invertebrados bentônicos (invertívoros), enquanto os adultos alimentam-se principalmente de peixes.

Morfologicamente caracterizam-se pela presença de três espinhos visíveis na nadadeira dorsal; nadadeiras pélvicas fundidas e um espinho rugoso anterior; escamas ctenóides marcadamente unidas; evidentes manchas azuis radiais cercando os olhos e duas faixas azuis na face, partindo da boca até a base da nadadeira peitoral.

Distribuem-se nos oceanos Atlântico e Índico, podem ser encontrados em ambientes de fundo consolidado. Comumente encontrados em áreas de fundo rochoso e coralino, com profundidade até aproximadamente 100m, mas também ocorrem normalmente em profundidades menores.

Para ler mais:

CARVALHO-FILHO, A. 1999. Peixes da costa brasileira. 3ª ed. São Paulo: Editora Melro. 320p.

FROESE, R. & PAULY, D. (Editors). 2004. FishBase. World Wide Web electronic publication. www.fishbase.org.

Nenhum comentário: