quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Conheça a espécie Gymnura micrura (Bloch & Scheneider, 1801)


A raia baté é mais conhecida por raia borboleta ao longo do litoral brasileiro. O seu nome científico é Gymnura micrura e pertence a família Gymnuridae que possui 14 espécies, a maioria se distribui na zona costeira.

No Brasil ocorrem duas espécies: G. altavela e G. micrura, as duas com um ampla distribuição em áreas litorâneas do Oceano Atlântico. Estas duas espécies são bentônicas de águas rasas que habitam fundos arenosos e barrentos em estuários e bocas de rios.

O padrão de coloração da raia baté é muito variado desde o cinza, passando pelo verde oliva, cor-de-rosa até marrom escuro na região dorsal, com ou sem manchas espalhadas; e com a cor do ventre branco para amarelo.

Morfologicamente apresentam a largura do disco maior que o seu comprimento, cauda curta e desprovida de ferrão.

Normalmente faz parte da fauna acompanhante da pesca de camarões e às vezes são capturadas de forma incidental pela pesca artesanal na costa do Maranhão.
Para ler mais:
ESCHMEYER, W.N. (ed) (2004). Catalog of fishes. California Academy of Sciences. Online version. Updated November 7.

FROESE, R. & PAULY, D. (Eds). 2007. FishBase. World Wide Web electronic publication. Disponível em: http//www.fishbase.org.
LÉOPOLD, M. 2004. Guide des poisons de mer de Guyane. Ed. Ifremer. 216p.
NUNES, J.L.S., ALMEIDA, Z. S. & PIORSKI, N. M. 2005. Raias capturadas pela pesca artesanal em águas rasas do Maranhão - Brasil. Arquivos de Ciências do Mar, 38: 49-54.


Nenhum comentário: