terça-feira, 2 de outubro de 2007

Diretas de Santa Marta: o caribe colombiano.





Analisando minha participação no IX Simposio Colombiano de ictiología y I Encuentro Colombo-venezolano de ictiólogos, o evento apresentou como resultado um gigantesco saldo positivos em todos os sentidos.

Primeiro, para quem chegou em outro país sem nenhuma credencial e completamente anônimo, de repente passa ser badalado em termos de troca de experiências diante da eloquência dos seus próprios trabalhos não é para qualquer um. Isto foi a primeira experiência inesquecível.

A segunda grande experiência pegou carona na primeira, onde trocas de informações geraram contatos tão imediatos que alguns trabalhos surgiram imediatamente de conversas informais para renderem bons frutos, quem sabe ótimas parcerias com cooperações institucionais no futuro.

Outra experiência que não vou nem classificar reuniu nada menos que momentos de longas conversas com os principais pesquisadores da Colombia e Venezuela, respectivamente Arturo Acero e Fernando Cervigón. Conhecia as duas pessoas somente através de suas obras e ultimamente tinha feito muitos contatos por e-mail, mas eles são muito mais que pessoas lendárias são grandes personalidades íntegras e extremamente gentis.

Por último, uma grande descoberta! O Maranhão também é caribe!!!! Não só apenas pela similaridade da composição da sua ictiofauna. Mas pela alegria e hospitalidade do seu povo, encontrei até rítmos semelhantes ao Tambor de Crioula e Cacuriá...

Espero que possa visitar este lugar mais vezes e estreitar cada vez mais os laços entre estes povos e nações com muitas coisas em comum.

Na foto: sentados da esquerda para direita: Alfredo Gómes (Ven), Fernando Cervigón (Ven) e Arturo Acero (Col). Em pé da esquerda para direita: Oscar Lasso-Alcala (Ven), Armando Ortega-Lara (Col), Jorge L.S. Nunes (Bra) e Luz Marina Mejía-Ladino (Col).






Nenhum comentário: