domingo, 2 de maio de 2010

Piau cabeça gorda Leporinus frederici (Bloch, 1794): uma importante fonte de alimento no Maranhão


Os piaus possuem grande valor comercial e pertencem a família Anostomidae é um grupo de peixes da ordem Characiformes, com cerca de 110 espécies, restrito a América do Sul e com representante em todas as bacias hidrográficas do Brasil. No Maranhão são encontradas algumas espécies dessa família, sendo que as mais comuns são Leporinus frederici e Schizodon vitatum.

Os peixes do gênero Leporinus, possuem corpo fusiforme, boca de pequena amplitude, com no máximo oito dentes em cada maxila e posição terminal (L. friderici e L. octofasciatus) ou subinferior (L. amblyrhynchus e L. elongatus).
Costumam habitar remansos dos rios, margens com vegetação, lagoas e pequenos afluentes próximos a galhadas, esses peixes podem atingir peso de 2kg e comprimento de 40cm. A maioria é caracterizada por apresentarem o corpo prateado, com três manchas escuras nos seus flancos e nadadeiras ligeiramente douradas.

Leporinus friderici (Bloch, 1794) vive em ambiente lótico, caracteristicamente migradora, porém pode reproduzir-se em ambientes lênticos e semilóticos. Costuma viver de sete a nove anos, atingindo um comprimento máximo de 38cm e as fêmeas podem viver até 13 anos, atingindo um comprimento máximo de 45cm.

Seu período reprodutivo é relativamente curto, peixe de desova total e comportamento migratório com desovando de novembro a janeiro.

Os peixes desse gênero apresentam grande importância para a economia das comunidades ribeirinhas que o utilizam como fonte de renda e de alimento.
Por: Maura Sousa Costa.
Graduanda de Ciências Biológicas
Universidade Federal do Maranhão

Nenhum comentário: