sexta-feira, 25 de maio de 2007

Biologia do Peixe-pedra


Para efeito de curiosidade o Genyatremus luteus não é a única espécie denominada vulgarmente de peixe-pedra, nos demais Estados brasileiros outras espécies também são assim denominadas devido à camuflagem e ao hábito de viverem em fundos pedregosos, contudo são venenosas a exemplo das espécies da família Scorpaenidae. Já o Genyatremus luteus chama-se assim por habitar em locais com fundo de pedras. O nosso peixe-pedra é uma espécie que pertence à família Haemulidae, que por sua vez constitui em uma das principais famílias de interesse comercial do mundo.
A área de distribuição compreende regiões abaixo das Antilhas e a costa norte da América do Sul, da porção leste da Colômbia para o Brasil, habitando águas costeiras, especialmente estuários e lagunas, sobre fundos de lama e areia.
Estudo sobre a dieta do peixe-pedra em São José de Ribamar revela um comportamento bentônico, destacando a onivoria e o oportunismo da espécie, visto que se alimentam de algas e invertebrados bentônicos (crustáceos 21,8%, moluscos 15,2% e equinodermatas 8,0%) e, quando há abundância de sururu (Mytella falcata) alimentam-se basicamente deste item. Entretanto, as fases da lua não influenciam na sua alimentação (veja também em http://www.lei.furg.br/atlantica/vol27/Numero1/ATL05.PDF).

10 comentários:

Aventuras da Flá e Patrick disse...

Adorei as informações. Fomos a São José de Ribamar no final de semana passado e fiquei curiosa sobre a biologia desse peixe. Abraços

Dani Lopes disse...

Olá, tudo bem ? Parabéns pelo seu Blog , pois sanou minha dúvidas ao peixe-pedra Graças a Deus eu conheci uma pessoa de São José do Ribamar que se Chama Márcia , nascida e criada em Ribamar e sempre nos fala deste delicioso prato e estou feliz em ter esta oportunidade de conhecimento.

Dani Lopes disse...

Olá, tudo bem ? Parabéns pelo seu Blog , pois sanou minha dúvidas ao peixe-pedra Graças a Deus eu conheci uma pessoa de São José do Ribamar que se Chama Márcia , nascida e criada em Ribamar e sempre nos fala deste delicioso prato e estou feliz em ter esta oportunidade de conhecimento.

Fabíola disse...

Olá, gostei bastante desse artigo sobre o peixe pedra, gostaria de saber mais sobre as referências bibliográficas do Genyatremus luteus... Se você puder me ajudar, desde já agradeço!

Baronni disse...

Boa tarde! soe estudante de engenharia de pesca. Meu Trabalho de conclusão de curso(TCC) é sobre o peixe pedra( Genyatremus luteus) e estou com um pouco de dficuldade para encontrar literaturas! Você possui alguma? desde de já agradeço!

alberto jorge maia disse...

obrigado pelas informaçoes sobre o peixe pedra, tenho 60 anos, desde criança ouço falar bem desse peixinho pescado nas águas da baía de sao jose de ribamar. é pedra pq se encontra no habitat de ambiente rochoso ou pedregoso, arenoso da mesma baía. Sendo assim, está justificado o preço um pouco salgado dele mesmo em sao josé, mas, realmente, é uma delícia frito ou cozido. Vejo as canoas chegando qdo a maré está enchendo e trazendo cambadas desse saborosissimo peixe.

Eunice disse...

Nasci em S Jose de Ribamar comendo peixe pedra frito no azeite. Moro em Brasilia desde 71 e compro peixe pedra na feira do Guará na barraca de uma mulher oriental que compra por fornecedores de SLuis do Ma. Acho que é o oeixe que nais gisto. Amo comer a cabeça bem fritinha.

Eunice disse...

Vamos comer prixe pedra frito com arroz e farinha dagua? Comida de maranhense que nasceu em SJose de Ribamar e acha o melhor peixe do mundo. A gente pode fazer um molhinho de azeite, vinagre com cebola e tomate bem cortadinho É uma delicia

Unknown disse...

Adoro esse blog! Por favor, vocd poderia me dizer se o nosso peixe-pedra é o mesmo peroá do Espírito Santo? Uma amiga de lá me colocou essa questão...Desde já agradeço!

Unknown disse...

Olá! Adoro seu blog. Por favor, você poderia me informar se o nosso peixe-pedra é o mesmo peroá do Espírito Santo?