terça-feira, 12 de junho de 2007

Análise comparativa da pesca de curral em dois municípios da Ilha do Maranhão-Maranhão


Sheilla Silva e Serpa

Orientador: Nivaldo Magalhães Piorski

Graduação em Ciências Biológicas-Centro Universitário do Maranhão

Ano de defesa: 2004


Currais são armadilhas fixas com varas e arames, estrategicamente implantados no solo. Nestas armadilhas, os peixes são aprisionados dentro de um cercado e removidos na maré vazante. Os objetivos do trabalho foram: caracterizar as espécies capturadas (comerciais e não comerciais) e avaliar sazonalmente a freqüência, a abundância, a diversidade e a equitabilidade das espécies capturadas. As coletas foram realizadas durante cinco meses. Os espécimes capturados eram identificados até espécie e quantificados. Espécies que cuja identificação não foi possível em campo foram levadas ao laboratório para posterior identificação. Dois tipos de currais foram identificados: o curral de Boca para riba que apresentava espia e chiqueiro localizado no município de São José de Ribamar e o curral Atravessado no município da Raposa que, além destes elementos possuem sala e salinha. No total foram identificadas 22 espécies, distribuídas em 13 ordens e 16 famílias em São José de Ribamar, enquanto que na Raposa foram identificadas 35 espécies pertencentes a 9 ordens e 21 famílias. No município da Raposa 63% das espécies capturadas são comercializadas, enquanto que em São José de Ribamar apenas 36% das espécies são comerciais. A análise da participação relativa das espécies no total capturado indicou uma variação em relação às estações chuvosas e secas. As espécies mais comuns foram Centengraulis edentulus, Trichiurus lepturus, Caranx crysos, Oligoplites saurus, Peprilus paru, Macrodon ancylodon, Notarius grandicassis, Pellona harroweri, Genyatremus luteus, Chloroscombrus chrysurus, Selene vomer, Colomessus psittacus, Cyanoscion acoupa, Bagre bagre e Aspitor quadriscutis. Em São José de Ribamar as espécies frequentemente encontradas foram Selene vomer, Trichiurus lepturus, Centengraulis edentulus, Chloroscombrus chrysurus e Chaetodipterus faber. O índice de diversidade apresentou valores maiores para o curral Atravessado do que para o de Boca para riba, exceto em abril. Com exceção dos meses de abril e agosto a equitabilidade apresentou valores próximos para os dois tipos de currais estudados.

2 comentários:

Unknown disse...

tenho 2 currais na ilha de itamaraca pernambuco troco ideias e experiencias sobre o mesmo. em tempo: os currais ficam a 3kilometros da costa

gloria cornelio disse...

Olá, sou formada em ciencias biologicasaqui em joao pessoa paraiba e gostaria de obter mais informções sobres o curral de pesca, pois sera meu trabalho no futuro mestrado ano que vem.referencias bibliografiacs seram bem vindas.
Abraço
Gloria