quarta-feira, 13 de junho de 2007

Peixes intertidais da Ilha do Maranhão-Maranhão, Brasil




Nataly Guerra de Azevedo Pascoal

Orientador: Jorge Luiz Silva Nunes

Co-orientadora: Betty Rose Luz

Graduação em Ciências Biológicas-Faculdade Franssinetti do Recife

Ano de defesa: 2006



Poças de marés consistem em um ambiente que mantém trocas de massa de água periodicamente durante a preamar e baixamar. Estes ambientes tornam-se habitats perfeitos para diversos organismos. Os peixes utilizam este habitat como sítios de reprodução, berçário, refúgio e moradia temporária ou permanente. O estudo foi realizado entre janeiro de 2005 e janeiro de 2006 em duas praias, Araçagy e Panaquatira, ambas no estado do Maranhão. Para capturar os indivíduos utilizou-se solução de mentol e puçás. Um total de 408 indivíduos foi capturado, pertencentes a 13 ordens, 22 famílias e 34 espécies. As famílias Mugilidae, Lutjanidae e Gobiidae foram as mais especiosas seguidas das famílias Batrachoididae, Carangidae e Blenniidae. Bathygobius soporator foi a espécie mais abundante nas praias do Araçagy (31,63%) e Panaquatira (53,98%). Foram catalogadas nove novas espécies para o estado do Maranhão, considerando uma delas, Omobranchus punctatus, como espécie invasora. Muitos exemplares juvenis foram encontrados, indicando a importância deste ambiente de poça como área de berçário. Quanto à residência, predominaram as espécies consideradas raras e visitantes, tanto em Araçagy quanto em Panaquatira respectivamente. A maior biodiversidade foi observada nas poças da praia do Araçagy. Alguns estudos com poças de marés já foram feitos em outros estados do Brasil como: Paraíba, Ceará, Bahia e Santa Catarina. Em uma análise de similaridade baseada na presença e ausência das famílias de peixes pode-se observar a diferença entre o estado de Maranhão em relação aos outros estados, considerando que há uma forte influência estuarina nestas poças de marés.

3 comentários:

Unknown disse...

- O site ficou muito legal , é bom saber que temos especies diferentes aqui no Maranhão .
É uma materia bacana porque diz que assim como essas especies estão aqui , elas podem desaparecer . ♥

Edmir Amanajás Celestino disse...

Que legal a materia sobre o trabalho da Nataly !!!

Procurei muito o resumo dela sobre ictiofaunda de poças de maré de 2006, mas nunca consegui.

Isso foi logo quando iníciei a busca de bibliografia para elaboração da minha proposta de TCC no fim de 2007.

Nem tinha me atentado ao fato de que você era o orientador dela naquele último e-mail que te mandei !!!

Aqui pelo Pará o meu trabalho continua andando !!! e estou muito curioso em conhecer os trabalhos de vocês ai !!!

Queria saber também sobre opções de mestrado ai no Maranhão se possível !!! tenho amigos da Oceanografia aqui no Pará que são do Maranhão e nossa turma está marcando uma viajem para conhecer a terra Natal de uma delas, Cururupú !!!

Isso será em Janeiro de 2009, gostaria de conhecê-lo nessa oportunidade !!!

Abraços Edmir Amanajás Celestino
Graduando em Oceanografia - UFPA

Bruno Eleres disse...

Hey, estou em procura de uma bibliografia "parecida" com a do Ed acima. Ele é do mesmo laboratório que eu. Se possível, poderia enrtar em contato comigo por email?

skitter.aburame@gmail.com