sábado, 2 de junho de 2007

Aqui começa o caribe brasileiro


O Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luiz (Lat. 0°46’12’’S e Long. 43°58’28’’W), localiza-se sobre a plataforma continental do estado do Maranhão. Sua distância da linha de costa é 86,3km, enquanto a distância para a borda da plataforma continental é cerca de 51,4km. Sua formação é composta por rochas de formatos irregulares e a configuração lembra um grande “Y”, compreendendo uma área de 40km2, cobertas por várias algas calcárias, esponjas, corais duros, ascídias entre outros organismos incrustantes. Sua profundidade varia entre 10 e 30m, e durante a baixamar topos das pilastras podem ficar expostos acima da superfície da lâmina d’água em até 0,6m. As águas do Parcel são muito claras durante todo o ano e a Corrente Norte do Brasil atua intensamente com velocidades de até 2,5 nós.

Estudos apontam uma grande diversidade para o PEMPML, onde a ictiofauna é representada por 132 espécies pertencentes a 52 famílias. Já a fauna de corais possui 16 espécies de Hidrocorais além das quatro espécies de Hexacorallia.~

Sua posição geográfica apresenta uma grande importância ecológica e genética, pois propicia alta conectividade e alto fluxo gênico entre as populações caribenhas e brasileiras. Desta forma, encontram-se peixes que ocorrem somente no Caribe assim como aqueles que são endêmicos do Brasil.

A fauna de corais presentes no PEMPML representa 15% de semelhança com a fauna de todo o oceano Atlântico Ocidental e 45% das espécies endêmicas do Brasil.

Muitas vezes somente o PEMPML é considerado como o detentor da diversidade, mas existem áreas adjacentes que se destacam pela semelhança fisiográfica e por apresentar grande importância na economia através da exploração dos recursos pesqueiros, como é o caso do banco do Álvaro e o banco do Tarol.

Apesar do relevante do papel biológico do PEMPML, poucos estudos foram realizados. Por outro lado, é comum a ação de barcos pesqueiros de vários estados atuando em sua circunvizinhança, sendo que a maioria dos pescados sai para abastecer outros mercados. Enfim, quando seu declínio estiver evidentemente decretado talvez acordaremos para sua pretérita funcionalidade.

Para ler mais:


ROCHA, L.A.; ROSA, I.L. 2001.Baseline assessment of reef fish assemblages of Parcel Manuel Luiz Marine Park, Maranhão, north-east Brazil. Journal of Fish Biology. 58: 985-998.


Moura, R.L.; Rodrigues, M.C.M.; Francini-Filho, R.B. & Sazima, I. 1999. Unexpected richness of reef corals near the southern Amazon River mouth. Coral Reefs, 18: 170.

Nenhum comentário: