sábado, 6 de abril de 2013

ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE PEIXES EM POÇAS DE MARÉ DE PRAIAS ARENOSAS REGIDAS POR MACROMARÉS NO LITORAL EQUATORIAL AMAZÔNICO, MARANHÃO - BRASIL


O presente estudo foi realizado em poças de maré presentes em afloramentos de arenito ferruginoso na região do entremarés da praia do Araçagy e em afloramentos rochosos da praia de Panaquatira, ambas na Ilha do Maranhão – nordeste do Brasil. O seu propósito é de compreender os aspectos da estrutura e distribuição espacial-temporal da comunidade de peixes de poças de maré de praias arenosas. A área de estudo fez-se importante no tocante à compreensão da influência das macromarés e dos estuários na comunidade de peixes de poça de maré, possibilitando maior entendimento dos componentes desse sistema através dos padrões da estrutura da comunidade, em uma região mais ao norte do Brasil. Para tanto foi realizado primeiramente a diferenciação do mesolitoral de ambas as praias em três andares distintos onde em cada andar foram selecionadas três poças de maré que não apresentavam conexão com o mar, entre si e com outras poças durante a baixamar. As coletas dos exemplares foram realizadas bimestralmente entre agosto de 2011 e junho de 2012 utilizando solução etílica de mentol na proporção 40g/l como anestésico para os peixes, principalmente os crípticos e espeliofílicos. De cada poça foram mensurados os dados de área, volume, profundidade média, rugosidade e dos parâmetros abióticos como temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido e pH, seguindo metodologia padrão. Um total de 1780 peixes foi coletado, sendo que desses, a praia do Araçagy contribuiu com 39% e a praia de Panaquatira com 61%. A riqueza e a abundância das espécies de peixes de poça de maré das praias estudadas são influenciadas pelos ambientes adjacentes, pela morfometria das poças, onde a área superficial e a profundidade foram os atributos mais importantes na variação dos parâmetros físico-químicos. Há um nítido zoneamento entre as estações e os andares, onde as variáveis ambientais oscilaram ao longo do ano e dos andares traçados. As poças foram dominadas por espécies residentes, de pequeno porte e bem camufladas, entretanto juvenis de espécies transitórias e ocasionais também puderam ser observadas, inclusive aqueles de espécies economicamente importantes como os mugilídeos, lutjanídeos e haemulídeos. Dessa forma sugere-se, que os próximos trabalhos realizados em comunidades ícticas intermareais foquem entre outras coisas análises da biologia reprodutiva, ecologia e biogeografia dessas espécies gerando assim resultados mais robustos a cerca da importância desses ambientes no ciclo de vida desses peixes. 

 

Palavras-chave: ictiofauna, entremarés, distribuição espacial, distribuição sazonal.
 
POR:
Glínia Kelle Fernandes Coelho de Carvalho (Disertação apresentada no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação)
 

Nenhum comentário: